Mundo

Vídeo: O Panama Papers explicado com porquinhos-mealheiro

Durante os próximos meses, ouvirá falar do escândalo ‘Panama Pappers’, ou Papéis do Panamá. O megaescândalo de corrupção e branqueamento de capitais vai preencher a agenda mediática. Com este vídeo, poderá perceber, de forma simples, em que consiste este esquema. Bastam mamãs, filhotes e porquinhos-mealheiro. Veja as imagens.

Vai marcar a agenda mediática: o escândalo do ‘Panama Papers’ já levou, até, à marcação de eleições antecipadas na Islândia, uma vez que o primeiro-ministro Sigmundur Gunnlaugsson apresentou a demissão, por ter ocultado milhões, numa empresa offshore.

Bastou que fosse mostrado o topo do icebergue para que começassem a ‘rolar cabeças’. Para já, entre desmentidos, são apontados nomes de outras personalidades, de diferentes quadrantes, também envolvidas no esquema.

Mas o que são os Panama Papers – ou ‘Papéis do Panamá’? Trata-se de um caso de corrupção, descoberto graças a 11,5 milhões de documentos a que o jornal alemão ‘Süddeutsche Zeitung’ e o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI), tiveram acesso, depois de uma fuga de informação numa sociedade de advogados chamada ‘Mossack Fonseca’, com sede no Panamá.

Esses documentos denunciam um esquem que envolve sociedades de advogados, empresas e grandes bancos que permitem a ocultação de capitais. Políticos, membros da realeza, antigos ditadores, traficantes de droga, multimilionários e algumas celebridades (das Artes ao Desporto) são alguns dos ‘beneficiários’ deste esquema.

Para facilitar a compreensão do ‘Panama Pappers’, nada melhor do que este vídeo, onde os porquinhos-mealheiro são as grandes fortunas e as ‘mamãs’ vestem a pele de Estado. Algumas mamãs fecham os olhos, outras não. E por isso estas segundas acabam por ser mais ‘atrativas’, para guardar os porquinhos.

Veja o vídeo. Até o seu filho poderá perceber o assunto que vai marcar a agenda mediática e que – os otimistas acreditam na próxima teoria – pode levar a novas regras do sistema financeiro.

Em destaque

Subir