Nas Notícias

Vídeo: Os sistemas híbridos dos LMP1 em Le Mans

prototipo leMans 400 Mais um interessante vídeo sobre os protótipos LMP1 que este ano competem em Le Mans. Uma visita às instalações da Toyota Motorsport em Colónia permite perceber como funciona o sistema utilizado no TS040.

Yoshiaki Kinoshita não pode revelar alguns segredos industriais implicados no processo mas explica-nos que, basicamente, o caminho seguido pela equipa que lidera se baseou num sistema cinético de recuperação de energia da travagem (KERS).

O homem-forte da Toyota na competição diz que foi importante regressar às corridas com um motor híbrido porque faz parte do ADN da marca nipónica tecnologias amigas do ambiente exemplificada em alguns modelos de estrada que atualmente constrói. Enfatizando a importância de ligação entre os carros de corrida e os de produção em série.

O Toyota TS040 utiliza dois sistemas KERS – um no eixo dianteiro e outro no traseiro – possíveis apenas no regulamento dos LMP1 deste ano mas que não são novidade em Colónia, porque desenvolvidos há oito anos, segundo confidenciou Kinoshita.

Sebastien Buemi explica que um piloto pode controlar uma potência brutal equivalente a 1000 cv (somado o motor mecânico e o KERS) pela regulação da aceleração, através, nomeadamente, do controlo de tração,

O seu companheiro de equipa, Nicolas Lapierre diz que tudo foi otimizado e desenvolvido em testes, mas que um piloto continua a sentir sempre o ‘coice’ de potência que o motor e os sistemas híbridos produzem.

Pierre Van Vilet explica-nos que o que distingue o Toyota TS040 dos seus rivais é o caminho seguido em termos de sistema híbrido, já que no Porsche 919 existe um motor elétrico alimentado pelos gases de escape canalizados para o turbo, enquanto que o Audi R18 e-Tron Quattro utiliza um KERS convencional para compensar o peso de um motor diesel. Veja as imagens:

Em destaque

Subir