Mundo

Vídeo: Os profissionais de saúde aplaudiram os polícias e os polícias retribuíram

Unidos no combate à pandemia de Covid-19 e na exaustão, profissionais de saúde e polícia juntaram-se, em Espanha, para um momento arrepiante, aplaudindo-se mutuamente.

Médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar de um hospital tiraram um tempo que não existe para agradecer o esforço das forças de segurança, que partilham a linha da frente nesta guerra contra o novo coronavírus.

A polícia retribuiu de imediato o gesto, reconhecendo que, tal como as forças de segurança, os profissionais de saúde correm os maiores riscos por não por poderem ficar em casa, como é recomendado à população em geral.

Este aplauso mútuo envolveu outros profissionais que, como referia um comentário, são “heróis anónimos a quem nem sempre agradecemos ou valorizamos”, como bombeiros, equipas de emergência e motoristas de ambulâncias.

O vídeo foi divulgado após o Ministério da Saúde espanhol ter admitido há “sobrecarga e pressão” nas unidades de cuidados intensivos de alguns hospitais, o que tem provocado restrições na admissão de doentes.

Em Espanha, onde a pandemia de Covid-19 já provocou mais de mil mortos, há 19 980 casos confirmados, com 1141 pacientes internados em unidades de cuidados intensivos.

Na Europa, que já é o principal foco da pandemia, só Itália apresenta uma situação mais grave do que Espanha.

Na passada quarta-feira, o novo coronavírus provocou a morte de uma enfermeira de 52 anos, sendo a primeira vítima mortal da pandemia entre profissionais de saúde espanhóis.

Veja o vídeo que está a emocionar as redes sociais no país vizinho.

Respeto mutuo ! Gran labor ! Gracias !!!

Posted by Karina Funes on Thursday, March 19, 2020

Em destaque

Subir