PT Animal

Vídeo: ‘Olhos’ de cadela mostram como um cego é discriminado diariamente

Amit Patel é discriminado por ser cego. Para que não restassem dúvidas, recorreu à cadela de serviço para tornar a realidade visível mesmo para quem a queria ignorar.

Sem poder usar os próprios olhos, este homem de 37 anos instalou uma câmera GoPro no dorsal da cadela-guia, filmando a realidade que o animal vê todos os dias.

Kika, a labradora que guia este médico que cegou há três anos, é também vítima dessa discriminação que, em alguns casos, chega a ser violenta.

Para além de empurrarem o cego, há pessoas que pisam a cadela e até quem lhe bata com sacos ou com o guarda-chuva para que se desvie do caminho… de quem vê por onde está a andar.

Estes incidentes acontecem todos os dias e, segundo Amit Patel, são já um hábito quando usa as estações de comboio de Londres, sobretudo nas escadas rolantes.

“Por vezes assustam tanto a Kika que eu sinto como ela fica com medo de ir para as escadas rolantes e ela, percebendo que eu estou a hesitar, é capaz de evitar as escadas rolantes durante dias”, explica.

Houve até quem exigisse que o cego pedisse desculpas por estar com um cão-guia a “atrapalhar” a vida de quem trabalha…

“Às vezes, quando entro no comboio com a minha menina de quatro meses e digo bem alto ‘Kika, encontra-me um lugar’, mas ninguém se mexe ou se levanta”, garante Amit Patel

Em destaque

Subir