Nas Notícias

Vídeo: O resgate de um ferido numa gruta a um quilómetro de profundidade

resgate na gruta Foi preciso uma semana para resgatar um explorador que se feriu a um quilómetro de profundidade, no complexo de grutas de Riesending, na Alemanha. As equipas de socorro divulgaram parte das imagens em bruto do resgate de Johann Westhauser.

Johann Westhauser foi ferido com gravidade quando explorava as grutas de Riesending, as mais profundas da Alemanha e que compõem um complexo sistema de cavernas que se estende até à vizinha Áustria.

O incidente começou a 8 de junho, quando o explorador alemão foi atingido na cabeça pela queda de uma rocha, a um quilómetro de profundidade.

Dois amigos que o acompanhavam acionaram o socorro, cujas operações duraram uma semana.

As equipas de emergência divulgaram imagens em bruto da complexa operação para resgatar Johann Westhauser, que teve de regressar à superfície numa maca especializada.

Refira-se que o explorador alemão integrou a equipa que, em 1995, descobriu o complexo de Riesending. As grutas e cavernas são tantas que, apesar de mapeado por várias equipas desde o final do século passado, ainda não são conhecidos todos os limites do complexo.

Em destaque

Subir