Nas Notícias

Vídeo: O hotel que muda de cor consoante a qualidade do ar

hotel camaleao Na cidade de São Paulo, no Brasil, há um hotel que imita um camaleão. Enquanto o animal muda de cor para evitar os predadores, o prédio adota um jogo de cores consoante o nível de poluição existente no ar.

Um hotel na cidade de São Paulo, no Brasil, está a tornar-se num dos polos turísticos da cidade graças à inovadora fachada.

O edifício, datado dos anos 70 do século passado, foi recuperado e passou a ter uma fachada coberta por luzes da tecnologia LED.

Uma das vantagens da iluminação adotada é a possibilidade de variação da cor, mas o sistema aplicado no hotel WZ Jardins vai para além da simples decoração.

Na mesma fachada estão vários sensores que medem, em tempo real, os níveis de poluição (atmosférica e sonora) e até a temperatura.

A combinação dessas medições determina a cor da fachada. O resultado pode ser interpretado através de uma app para smartphones.

Assim, quando o hotel está avermelhado, convém manter a distância: é sinal que o ar na zona envolvente está muito poluído. O ideal é que o hotel esteja verde, roxo, azul ou laranja.

“A nova fachada lembra um camaleão”, salientou Guto Requena, o arquiteto e criador do projeto.

Em destaque

Subir