Nas Notícias

Vídeo: O ‘Apartamento Pop-up’, ou a casa multifacetada em 50 metros quadrados

apartamento pop-up 400Conhece o ‘Apartamento Pop-up’? Resulta de um projeto de estudantes holandeses e consiste numa casa que se transforma como um camaleão, com paredes móveis e automatizadas. Tudo dentro de 50 metros quadrados. Veja o vídeo.

O vídeo explica a essência do projeto: o aumento da população e da densidade populacional nas grandes cidades, o que reduz a área de construção, ao mesmo tempo que a população continua a procurar apartamentos amplos.

Dados estes factos incompatíveis, a solução passa por utilizar melhor os espaços. A solução foi o chamado “Apartamento Pop-up”, que pode ser instalado num edifício existente e que necessita apenas de 50 metros quadrados.

O objetivo é fazer um aproveitamento diferente desse espaço exíguo, através de um ambiente interativo que elimina as paredes fixas e lhes confere maleabilidade, consoante a hora do dia e a utilização que se pretende.

Na prática, este apartamento dá relevância à divisão da casa que é utilizada. De manhã, dispensa-se a sala de estar.

Durante a madrugada, só são necessários os quartos. Enquanto utilizamos a sala, podemos dispensar os quartos (que durante o dia praticamente representam área morta).

E mesmo que estas realidades não sejam tão lineares, o caráter camaleónico do ‘Apartamento Pop-up’ permite – de forma totalmente automatizada – transformar uma casa numa espécie de canivete suíço, em tudo o que não é usado se esconde, sem provocar desconforto no uso.

O apartamento é feito em paineis de polipropileno maleáveis e resistentes, capazes de se transforar em paredes, cadeiras, camas ou mesas.

Há inúmeras configurações possíveis, à medida do que é necessário, com conforto e a visão futurista de um apartamento que perde o conceito de “imóvel”.

Em destaque

Subir