Nas Notícias

Vídeo: Número de vítimas do vulcão no Japão continua a subir

vulcao japao 2014 400 São já 36 as vítimas mortais do vulcão no Monte Ontake, no Japão. As equipas de socorro tiveram de suspender as operações de resgate, em virtude dos gases tóxicos que estão concentrados no monte. O vulcão do Monte Ontake estava adormecido e não tinha um despertar tão violento desde 1979. Veja o vídeo da erupção.

Não para de crescer o número de mortos no Japão, vítimas do vulcão que entrou em erupção no Monte Ontake. Os dados mais recentes das autoridades dão conta de 36 mortos, mas o número é provisório.

Em virtude de as encostas daquelas montanhas apresentarem uma alta concentração de gases tóxicos, as operações de busca tiveram de ser suspensas, na manhã desta segunda-feira.

As equipas de resgate – compostas por mais de 200 elementos, perto do pico do Monte Ontake – tinham retomado a procura por sobreviventes –, após a erupção vulcânica que se registou no sábado.

Estimava-se que 31 pessoas tivessem morrido, mas esse número já foi superado. “Encontrámos mais cinco pessoas que sofreram paragens cardíacas, na montanha”, afirmou à AFP o porta-voz da polícia da província de Nagano. Centenas de alpinistas estavam no local, no momento da erupção. A maioria conseguiu abrigar-se em local seguro.

O vulcão Ontake eclodiu no topo da montanha, a 3067 metros de altitude.

Fica situado a 100 quilómetros de Tóquio e ‘acordou’ neste sábado, lançando espessas nuvens de fumo, cinzas e pedras pelo ar.

Segundo um especialista, a erupção do vulcão ocorreu em resultado de uma acumulação de vapores, acima do magma, o que levou à projeção de pedras e cinzas.

O vulcão do Monte Ontake estava adormecido e não tinha um despertar tão violento desde 1979.

Veja o vídeo da BBC, que mostra o vulcão em erupção:

Em destaque

Subir