Nas Notícias

Vídeo: Ilha japonesa que nasceu a sul de Tóquio cresce e cola-se a uma já existente

ilha crescer 400 Guarda costeira japonesa mostra imagens da nova ilha do Japão, que nasceu em novembro a mil quilómetros a sul de Tóquio e não para de crescer. Fruto de forte atividade vulcânica, a ilha colou-se à ‘vizinha’ Nishinoshima, que já existia no local.

De acordo com a guarda costeira japonesa, que sobrevoa o local quase todos os dias, o que recentemente era um ilhéu – que poderia até desaparecer nas águas do oceano Pacífico – é agora uma ilha, com uma extensão de cerca de 15 hectares.

Dado este fenómeno de união, a nova ilha vai perder o nome de batismo que lhe fora atribuído: Niijimam, ou Shinto. Estas duas expressões japonesas significam “nova ilha”. Assim, não terá qualquer nome e deve passar a integrar a ilha de Nishinoshima.

O espaço aéreo foi sobrevoado por um vulcanólogo, de helicóptero, sendo que o especialista garantiu que a ilha não vai ‘morrer’ e será permanente. Surpreendente é a forma rápida como ocorreu e a sua união a Nishinoshima.

Veja as imagens:

O fenómeno do nascimento deste ilhéu foi registado em vídeo, com imagens que mostraram as nuvens de fumo, o vapor e as águas turvas sobre uma cratera da recém-formada ilha. Veja as imagens.

Em destaque

Subir