Mundo

Vídeo: A nota de zero euros já chegou a Portugal

Se é colecionador ou numismata (ou simplesmente turista) não se vai importar de pagar três euros por uma nota de zero euros, com o Castelo de São Jorge imprimido. Portugal já faz parte da restrita lista de países que têm esta original nota, que vale muito mais do que aparenta. Veja o vídeo.

O problema não é o que pode pagar com uma nota de zero euros. O objetivo desta divisa não é esse. Trata-se de uma ideia de um jovem professor francês, Benjamin Busch, que desenvolveu este negócio, que agora chega a Portugal.

A nota, que terá uma edição restrita de 5000 exemplares, custa três euros e apresenta o Castelo de São Jorge. Conta com todos os detalhes de uma nota real, como filamentos de segurança, selo holográfico, relevos e marcas de água. E destina-se a colecionadores e a turistas, que podem adquiri-la junto ao Castelo de São Jorge, em Lisboa.

“Mesmo sendo pensada para colecionadores, os primeiros compradores serão sempre os turistas, como recordação”, realça Benjamin Busch, em declarações ao PT Jornal.

Benjamin Busch detém o exclusivo de venda e produção de notas de zero euros em Portugal e, segundo revela, pretende “chegar às 50 notas diferentes com imagens deste país”.

Este professor, que deixou a docência para se dedicar a este projeto e à sua grande paixão (a filatelia), criou um presente interessante, com uma curiosa contradição: esta nota vale muito mais do que os zero euros com que se apresenta.

Veja os vídeos:

Em destaque

Subir