Mundo

Vídeo: Nobel da Paz para todos os que desejam abolição das armas nucleares

O Nobel da Paz de 2017 distingue a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, acaba de informar o Comité noruguês. Um prémio que surge com dois anos de ‘atraso’, depois do Comité Nobel ter evocado a luta contra as armas nucleares em 2005 e em 1995.

O Nobel da Paz de 2005 foi atribuído à Agência Internacional de Energia Atómica e Mohamed El-Baradei, o diretor dessa mesma agência, depois de 1995 o galardão ter sido entregue ao movimento Pugwashe e seu líder Joseph Rotblat, sendo este um movimento contra o nuclear.

“Não é um prémio controverso, porque é um objectivo comum. As pessoas não querem ser defendidas por armas nucleares”, afirmou a porta-voz do Comité Nobel, Berit Reiss-Andersen.

“A organização foi agraciada com este prémio pelos seus esforços para captar atenção para as catastróficas consequências humanas das armas nucleares e pelos esforços inéditos para alcançar um tratado baseado na proibição de tais armas”, acrescentou.

É de referir que, apesar do Nobel ser atribuído por uma Academia sueca, a escolha do prémio da Paz compete a um comité norueguês.

Face ao agravamento da tensão em várias regiões do mundo (com a Coreia do Norte à cabeça) provocada pelos receios de armas nucleares, o prémio Nobel da Paz evoca assim uma campanha internacional que envolveu mais de 100 países.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=9UNDRGB7XN2K

Em destaque

Subir