Nas Notícias

Vídeo: Niki de Saint Phalle lembrada com google doodle no dia do 84.º aniversário

niki saint phalle doodle Niki de Saint Phalle é hoje homenageada com um google doodle, no dia em que completaria o 84.º aniversário. A pintora, escultora e realizadora francesa destacou-se pelas suas obras que representam uma declaração universal de liberdade do indivíduo.

A página principal do Google apresenta-se neste dia 29 de outubro com as cores da liberdade individual, em homenagem a Niki de Saint Phalle, pintora francesa cuja obra destacava essa mesma liberdade.

Catherine-Marie-Agnès Fal de Saint Phalle, ou Niki Saint Phalle, nasceu em Neuilly-sur-Seine, perto de Paris, filha de um banqueiro.

Em 1933, durante a Grande Depressão, mudou-se com a família para os EUA. Niki estuda na prestigiada Brearley School, em Nova Iorque.

As artes foram sempre a sua paixão. Saint Phalle exprimia através da sua pintura, sobretudo, o seu olhar para o mundo, defendendo a diferença, a criatividade individual, com homens e mulheres livres de estereótipos.

A pintora francesa transportou para a tela as memórias de infância, o seu olhar feminino para um mundo cinzento, coberto de preconceitos. Niki de Saint Phalle fê-lo com uma notável capacidade representativa e um sentido de humor tão ‘codificado’ como esses preconceitos.

Encontra-se na sua obra um toque de excentricidade, de infantilidade, de ironia e humor. Mas acima de tudo de rebeldia. Niki de Saint Phalle fez jus aos seus próprios princípios, libertando-se de desejos, catapultando a sua identidade, a sua vontade, um olhar crítico – afinal, comum a todos os indivíduos.

Niki criou personagens fora de uma linha pré-concebida. Recorreu a diferentes materiais, todos eles com um ponto em comum: coloridos, multiformes, adaptáveis ao desejo do artista, moldáveis. Era assim que Niki de Saint Phalle via o mundo e por isso se transformou numa artista sem par.

Uma das suas obras mais surpreendentes é o Jardim dos Tarots, na Toscana, onde ao lngo de meio hectare se distribuem 22 monumentais esculturas (algumas delas com cerca de 15 metros).

Cada peça representa uma carta do baralho de Tarot. Mas simboliza, acima de tudo, uma caraterística do ser humano. Aquelas que Niki de Saint Phalle destacava, nos seus conceitos.

A pintora e escultora francesa ganhou reconhecimento mundial. Morre a 21 de maio de 2002 e hoje, dia em que completaria o 84.º aniversário, é lembrada com um google doodle.

Em destaque

Subir