TV

Vídeo: Nesta loja, a rececionista é um robô. É no Japão, claro

Depois do Han, a Aico Chihira. A Toshiba desenvolveu um robô humanóide que trabalha como rececionista na Mitsukoshi, uma loja de Tóquio, no Japão. Aico Chihira sorri, cumprimenta os clientes e até é capaz de piscar o olho e cantar.

Lembra-se do Han, o robô que a Hanson Robotics está a desenvolver para exercer funções no atendimento ao cliente? Pois a Toshiba está um passo à frente e colocou um robô, de aparência feminina, a trabalhar como rececionista na Mitsukoshi, uma loja de Tóquio. É claro que isto só podia acontecer no Japão…

Desde hoje que Aico Chihira está na loja a receber os clientes com um sorriso e muito charme. É que esta robô, para além de ser capaz de cumprimentar, também canta e até pisca o olho.

Aico Chihira (que, refira-se, é um nome comum por terras nipónicas) tem uma pele sintética semelhante à humana e uma aparência tão realista que os clientes mais distraídos podem mesmo julgar que está viva.

Afinal, a rececionista está programada com diversas frases, que vai recitando enquanto as pessoas (reais) vão vendo as roupas da Mitsukoshi.

A Toshiba já tinha apresentado esta robô de aspeto humanóide numa feira tecnológica em 2014, mas a versão que hoje começou a trabalhar apresenta várias melhorias.

“Estamos a trabalhar para criar um robô que, gradualmente, consiga fazer o que um humano faz. Esta é uma ótima oportunidade para perceber que papel poderá ter um humanóide neste tipo de ambiente”, explicou o porta-voz da empresa, citado pelo Japan Times.

Amanhã, Aico Chihira vai apresentar a demissão. Afinal, já tem compromissos agendados um pouco por todo o país, sobretudo em eventos de cariz tecnológico.

Em destaque

Subir