Mundo

Vídeo: Nesta cidade há semáforos para os ‘zombies digitais’

Já ouviu falar de ‘zombies digitais’? Saiba que está cercado por eles ou que, possivelmente, faz parte deste grupo de pessoas que não dispensa o telemóvel enquanto caminha. Para combater os acidentes provocados por um hábito perigoso, a cidade de Augsburgo instalou semáforos no chão. Veja o vídeo.

A dependência dos smartphones criou os chamados ‘zombies digitais’, pessoas que não conseguem dispensar o aparelho quando caminham na rua.

Ora, os perigos para este hábito são evidentes. E há registos de acidentes mortais. A cidade alemã de Augsburgo já contou dois mortos – pessoas que foram atropeladas pelo metro por culpa da distração provocada pelo uso do smartphone na via pública. Em Munique, uma adolescente de 15 anos também perdeu a vida, pelas mesmas razões.

Para evitar mais incidentes do género, foram instalados em Augsburgo semáforos e sinais de trânsito no chão, porque é na direção do chão que está o olhar de quem não se desliga do aparelho.

A administração local entendeu que não há outra forma de evitar este tipo de atropelamentos.

O fenómeno de pessoas que não largam os telemóveis tem suscitado uma ampla discussão, não apenas pelas razões expostas. Estima-se que 20 por cento de pessoas estejam inseridas neste grupo batizado de ‘zombies digitais.

A maioria são jovens ou adolescentes, que permanecem ligados às redes sociais enquanto caminham na via pública. Estão longe dos pais e fora do ambiente escolar, onde as restrições ao uso de smartphones é mais controlado.

Veja os semáforos inovadores de Augsburgo.

Em destaque

Subir