Mundo

Vídeo: Nasceu com esperança de vida de 6 semanas e vai celebrar os 18 anos

Liam Derbyshire nasceu com uma esperança de vida de 6 semanas, há… 17 anos. O adolescente sofre de hipoventilação, uma doença mais conhecida por Maldição de Ondina. Assim que adormece, os pulmões deixam de funcionar e passa a respirar por uma máquina.

Com o filho perto de celebrar o 18.º aniversário, ‘ignorando’ as estimativas dos médicos aquando do diagnóstico da doença, Liam e a família deram a conhecer este milagre da medicina.

Todos os dias, antes de ir dormir, o adolescente tem de ser ligado a um ventilador. Como os pulmões deixam de funcionar assim que adormece, Liam depende da máquina para sobreviver durante a noite.

A doença não é limitativa apenas de noite. Durante o dia, o rapaz é obrigado a cuidados extraordinários para não correr o risco de adormecer e ainda tem de controlar rigorosamente a alimentação, pois a traqueostomia que teve de fazer em 2011 obrigou a uma redução do sistema intestinal.

A hipoventilação, doença que deve afetar cerca de 1500 pessoas em todo o mundo, é mais conhecida por Maldição de Ondina devido a uma história da mitologia nórdica: traída pelo humano que a condenou a ser mortal, a ninfa Ondina amaldiçoou-o: “Jurou-me a fidelidade a cada respiração e eu aceitei a promessa. Assim seja. Permaneça acordado para se lembrar de respirar, pois se acaso adormecer, deixará de respirar”.

O caso de Liam Derbyshire começou a ser revelado em 2011, quando celebrou os 12 anos pouco após ter feito uma traqueostomia. Para quem só tinha 6 semanas de vida quando nasceu…

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=UR56O4H2A5S6

 

Em destaque

Subir