Nas Notícias

Vídeo: NASA testa ‘disco voador’ e já sonha com missão a Marte

ldsd A NASA testou com sucesso o LDSD, mais conhecido como ‘disco voador’. O aparelho contém um sistema de desaceleração pensado para a atmosfera de Marte e os cientistas acreditam cada vez mais no envio de um ‘disco voador’ ao ‘planeta vermelho’.

O nome é Low Density Supersonic Decelerator (LDSD), o que em português seria ‘desacelerador supersónico de baixa densidade’, mas a própria NASA prefere chamá-lo de ‘disco voador’.

O LDSD é o mais recente ‘bebé’ da agência espacial norte-americana, que pretende criar um vaivém capaz de transportar cargas pesadas e, ainda assim, ser capaz de resistir à entrada na atmosfera de Marte.

Em junho, a NASA realizou vários testes ao aparelho, que é uma espécie de insuflável com um paraquedas acoplado. O objetivo é ‘travar’ a velocidade da aproximação à superfície marciana e, nos testes realizados no Havai, o ‘disco voador’ abrandou de uma cadência quase quatro vezes superior à velocidade do som para cerca de metade.

Este mês, a agência divulgou um vídeo com momentos dos testes e uma explicação da tecnologia do ‘disco voador’.

A NASA vai continuar a testar o LDSD, mas o sonho de levar o ‘disco voador’ até Marte parece estar cada vez mais próximo de ser tornar uma realidade.

Em destaque

Subir