Mundo

Vídeo: NASA divulga o mapa noturno mais completo do planeta Terra

A NASA divulgou o primeiro e mais completo mapa global noturno da Terra desde 2012, que nos dá uma perspetiva incrível do que se passa pelo mundo durante a noite. Veja o vídeo.

A equipa de investigadores do ‘Goddard Space Flight Center” da NASA, liderada por Miguel Román, divulgou o mapa noturno, correspondente às observações do ano passado. Os cientistas estão ainda a trabalhar numa ferramenta que irá permitir a atualização mais frequente do mapa noturno.

Os cientistas estudaram as diferentes maneiras como a luz é expedida, difundida e refletida pela superfície terrestre, oceânica e atmosférica.

A equipa de cientistas defende que a atualização mais imediata do mapa noturno terá outras vantagens, como travar a pesca ilegal, controlar movimentos de gelo ou ajudar a proteger as florestas tropicais e zonas costeiros com ecossistemas considerados frágeis, através da utilização dos dados disponíveis para uma redução da poluição luminosa.

Contudo, não conseguimos deixar de ficar perplexos com a beleza noturna do nosso planeta, bem como do comportamento e fluxo humano durante a noite nos diversos países.

Em destaque

Subir