Nas Notícias

Vídeo: “Como não morreu nenhum filho de ministro…”

Ana Leal investigou os negócios e empresas que combatem os fogos florestais. A jornalista esteve no programa ‘A Tarde é sua’, da TVI, onde teve um depoimento arrasador, criticando que nada se tenha feito desde a tragédia de Pedrógão Grande até aos fogos do dia 15 de outubro. Veja o vídeo.

“Como não morreu ninguém filho de algum ministro, que é mesmo assim, as coisas têm que se pôr a este nível. As pessoas parecem que não se ligam às tragédias quando não é connosco. Parece que é distante. Até parece que não foi cá”, lamentou Ana Leal na conversa com Fátima Lopes.

Veja o vídeo

Nesta conversa, Ana Leal disse ainda que “muito provavelmente” nova tragédia “poderá voltar a acontecer no próximo verão”.

“Quer dizer, vai arder menos porque já não há quase nada para arder. Se não, podíamos estar perante outras possíveis tragédias que é as pessoas não saberem como agir, se tiverem de ficar dentro de casa”, acrescentou Ana Leal.

Fátima Lopes puxou pela memória e admitiu.

“Tens toda a razão porque não me lembro de ver nenhuma nota nem nenhuma informação sobre uma formação direta às populações, uma preparação”, desabafou Fátima Lopes, fazendo um apelo “como cidadã”.

“Não deixes este tema cair. Peço-te que no próximo verão não deixes este tema cair. Peço-te, peço-te. E acho que todos pedimos, porque a memória das pessoas, às vezes, é muito curta.”

A jornalista disse ainda que está a realizar uma outra reportagem de investigação e um dos entrevistados já a avisou que, em relação ao que o Governo já prometeu, “não mudou absolutamente nada”.

Ana Leal acha, porém, que existem mudanças.

“Acho que a entrega dos meios aéreos de combate à Força aérea era das que se impunha”, disse a autora da reportagem ‘O cartel do fogo’ (ver aqui).

Em 2017, em Portugal, morreram mais de 100 pessoas vítimas de fogos florestais, que deixaram um rasto de destruição no país.

Veja um dos vídeos mais marcantes:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=183957RO917X

Em destaque

Subir