TV

Vídeo: Não é uma banana, é um computador que custa oito euros

Acredita que um computador pode custar cerca de oito euros? Com a vantagem de ser mais pequeno do que uma banana? E de poder ser usado como um smartphone? Conheça o CHIP, o projeto que está a abananar os especialistas informáticos.

Não vale a pena despejar especificações do número de núcleos de processador, memória, capacidade de alojamento, interfaces ou resolução de monitor: há um computador a ser projetado para custar nove dólares, ou pouco acima dos oito euros.

Para já, é apenas isso: um projeto. O CHIP, assim se vai chamar o computador, está em ‘gestação’ no site Kickstarter, à espera que angariar 50 mil dólares em donativos. Ainda falta quase um mês e a verba aproxima-se vertiginosamente dos 150 mil dólares, levando a crer que o projeto vai mesmo avançar.

Nesse caso, convém explicar o que é o CHIP: é um computador portátil que pode ser ligado a um monitor, através de cabo HDMI ou até VGA, e permitir a realização de tarefas como navegar na internet (via wireless), ver filmes, ouvir música, jogar e até (para quem precisar mesmo) trabalhar em programas de escritório.

A outra grande vantagem – como se o preço não fosse suficiente – é o tamanho: é que o CHIP será mais pequeno do que uma banana, como demonstra o protótipo apresentado no site de crowdfunding.

O sistema operativo, para quem está habituado ao Windows, é que pode atrapalhar ao início. Porém, este computador usa um sistema próprio, baseado no código aberto do Debian GNU/Linux, que apresenta muitas semelhantes ao nível gráfico para facilitar a adaptação.

Agora sim, é tempo para algumas definições: o CHIP tem um processador de 1 GHz, 512 MB de memória RAM e uma capacidade de armazenamento de 4 GB.

Em destaque

Subir