Tecnologia

Vídeo: Nano robôs voadores tocam música de James Bond

nano-robotsUma orquestra de nano robôs capaz de voar sobre instrumentos musicais e interpretar o tema de James Bond foi criada na Universidade da Pensilvânia, nos EUA. São pequenos músicos voadores, autónomos e não dependem da ação humana. A ciência provou numa conferência em Long Beach, Califórnia, que não tem limites…

Uma equipa de cientistas realizou uma experiência que consiste em programar nano robôs voadores, de forma a que estes toquem vários instrumentos, recriando a mais popular música dos filmes de James Bond.

Piano, maracas, bateria, guitarra e outros instrumentos… Os pequenos robôs voam sobre os instrumentos e são programados para gerar sons, como um humano que escolhe o tempo e o modo de lidar com um instrumento. Um microfone especial ligado à estrutura regista os dados e cria-se a música.

Estes robôs voadores são autónomos – os seres humanos não os controlam – e recebem instruções de um computador para tocar os instrumentos. Trata-se de uma das pesquisas de robótica mais inovadora do mundo.

O vídeo foi exibido na Conferência TED2012, que decorreu em Long Beach, Califórnia. Os engenheiros da Penn, Daniel e Alex Kushleyev Mellinger, formaram uma empresa chamada KMEL, que vai comercializar estes nano robôs. Oiça a música de James Bond.

Em destaque

Subir