Mundo

Vídeo: Mulher saudita celebra permissão para conduzir… ao volante de um F1

Uma mulher saudita fez história ao conduzir um carro de fórmula 1, no primeiro dia em que a proibição da condução do sexo feminino foi levantada pelo país. Aseel Al-Hamad percorreu o circuito Paul Ricard, em França, antes de uma etapa do Grande Prémio.  Veja o vídeo.

As estradas da Arábia Saudita ficaram marcadas, no passado domingo, pela presença inédita de várias mulheres ao volante.

A reforma histórica do país conservador, levada a cabo pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, mereceu amplo destaque na imprensa internacional pelo passo significativo para a Arábia Saudita.

Ao invés de o fazer no seu país de origem, Aseel Al-Hamad celebrou o fim da proibição ‘em grande estilo’.

No circuito Paul Ricard, a mulher saudita conduziu o carro com que Raikkonen venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi, em 2012, tendo aberto as hostes para a etapa do Grande Prémio da França.

“Adoro corridas e automobilismo desde muito jovem, pelo que dirigir um carro de Fórmula 1 vai além dos meus sonhos e do que pensava ser possível”, afirmou num comunicado divulgado pela Renault.

“Espero que fazê-lo no dia em que as mulheres podem dirigir nas estradas do Reino da Arábia Saudita mostre o que você pode fazer se tiver paixão e espírito para sonhar”, acrescentou.

O decreto real do passado domingo pôs fim a uma política de longa data, tida como uma verdadeira forma de opressão às mulheres sauditas.

Veja o vídeo.


Mais partilhadas da semana

Subir