Insólito

Vídeo: Mulher passa a falar com pronúncia francesa depois de um acidente

leanne roweUma australiana passou a falar com pronúncia francesa depois de sofrer um acidente de autocarro. É um caso raro, mas não único no mundo. Trata-se da síndrome da pronúncia estrangeira. Veja as imagens.

Leanne Rowe nasceu e cresceu na Tasmânia, uma ilha e estado da Austrália. É motorista de autocarro e há oito anos sofreu um acidente, que lhe provocou uma lesão cerebral muito rara, que se revela com a alteração da pronúncia.

Desde então, a mulher passou a falar com um ligeiro sotaque francês. Este problema deixa Leanne extremamente triste. “Fico tão revoltada, porque eu sou australiana… Eu não sou francesa”, diz, à televisão local.

Esta mulher – que nunca esteve sequer em França, ou noutro país onde se fale Francês – adotou aquele sotaque. Foi-lhe diagnosticada a síndrome da pronúncia estrangeira.

A doença, que resulta de uma lesão cerebral (neste caso, um acidente rodoviário), revela-se com a alteração da pronúncia, que passa a ser uma mistura entre a língua materna e uma estrangeira.

“Já nem sequer tento controlar a pronúncia. Não seria saudável fazê-lo”, desabafa Leanne Rowe, que apesar de revoltada tenta viver com o problema. Em todo o mundo, nos últimos 70 anos, foram diagnosticados 62 casos. Na Austrália, este é o segundo caso conhecido. Veja uma reportagem sobre Leanne: https://www.youtube.com/watch?v=g-rrC93uK1k

Em destaque

Subir