Mundo

Vídeo: Quem é a mulher que ofusca o querido líder da Coreia do Norte?

O nome Ri Chun-hee pode não lhe dizer nada, mas é quase impossível que ainda não a tenha visto. A pivô dos noticiários mais importantes da KCTV é a única mulher que consegue ofuscar Kim Jong-Un, o Líder Supremo (o título é oficial) da Coreia do Norte.

Reformada desde 2012, Ri Chun-hee é a apresentadora que dá a cara e a voz por todo um país nos momentos mais importantes, como o lançamento de um míssil balístico (deixando Coreia do Sul, EUA e Japão a espumar de raiva) ou uma grandiosa parada militar.

“Sempre que apresenta as notícias, os telespectadores sentem-se comovidos”, garante a revista Chosun Monthly: “Quando ergue a voz para fazer uma declaração, os inimigos [da Coreia do Norte] tremem de medo”.

Com 74 anos, Ri Chun-hee está afastada da KCTV, só aparecendo quando o regime de Kim Jong Un tem algo importante a anunciar, como o desenvolvimento de uma bomba nuclear ou a iminente destruição dos Estados Unidos.

A voz do povo, como é conhecida, nasceu em 1943, no seio de uma família pobre em Tongchong. Depois de estudar artes performativas na Universidade de Teatro, em Pyongyang, entrou na estação televisiva da Coreia do Norte (KCTV) e em apenas três anos já era uma das principais pivôs dos noticiários.

Ao longo de décadas de carreira, enquanto alguns colegas ‘desapareciam misteriosamente’, Ri Chun-hee tornou-se na voz do Querido Líder Kim Il-Sung, do Supremo Líder Kim Jong-Il e do Líder Supremo Kim Jong-Un.

Três gerações no poder em Pyongyang, uma só cara e voz na televisão estatal. Ri Chun-hee é a única mulher autorizada a ofuscar Kim Jong-Un.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=R3DGYYS4RK6S

Em destaque

Subir