Incidente diplomático envolve José Mujica, Presidente uruguaio, que estabeleceu um diálogo sem saber que os microfones estavam ligados. Cristina Kirchner, Presidente da Argentina foi chamada de “velha” e “teimosa”, sendo que o falecido marido, Néstor Kirchner, era tratado como “zarolho”. O governo argentino manifestou um “profundo mal-estar”. Veja as imagens.
O caso foi divulgado pelo jornal ‘El Observador’, de Montevideu, e o vídeo acabou por ser propagado no Youtube. José Mujica, chefe de Estado uruguaio, conversava sobre Cristina Kirchner, num diálogo com o presidente da câmara da localidade de Florida, Carlos Enciso, nesta quinta-feira.
Estavam prestes a dar uma conferência de imprensa. Mujica defendia que, para estabelecer relações com a Argentina, deveria ter o Brasil como intermediário. Até que decide abordar a personalidade da líder argentina Cristina Kirchner, comparando-a com o marido, já falecido. No entanto, nem Mujica, nem Enciso tinham conhecimento de que o microfone estava ligado.
“A velha é pior do que o zarolho”, diz José Mujica. E Enciso acrescenta: “Não sabe o que está a fazer”. A “velha” é precisamente Cristina Kirchner e o “zarolho” é o seu marido, Néstor Kirchner. “Mas um Papa argentino vai-lhe explicar o que é um mapa”, refere ainda o Presidente do Uruguai.
Este incidente diplomático provocou um “profundo mal-estar” no governo argentino, que o próprio executivo assume. “As palavras de Mujica são inaceitáveis”, realça Héctor Timerman, chefe da diplomacia da Argentina, num comunicado.
São palavras que “ofendem a memória de uma pessoa falecida, que não pode defender-se”, realça a mesma nota, que lembra ainda que Néstor Kirchner considerava José Mujica “um amigo”.
Já a Presidente da Argentina “vão vai fazer qualquer comentário” a este caso. Cristina Kirchner responderá ao seu homólogo do Uruguai com silêncio. Veja as imagens: