Nas Notícias

Vídeo mostra momento em que duas crianças cegas recuperam visão

cega irma 400 Um vídeo mostra o momento em que duas irmãs menores, cegas desde nascença, recuperam a visão. Sonia e Anita, apoiadas pelo projeto 20/20/20, foram submetidas a uma intervenção cirúrgica simples, que custa cerca de 100 euros – dinheiro que a família não tem. As imagens, inseridas num documentário da National Geographic, emocionaram o mundo.

Sonia e Anita, duas irmãs indianas, nasceram cegas e assim permaneceriam, se não fossem submetidas a uma cirurgia simples.

Membros de uma família de agricultores da Índia, sem meios para suportar os custos da operação, as meninas foram apoiadas, no âmbito do projeto 20/20/20, cuja finalidade é apoiar pessoas nesta situação.

Estima-se que 20 milhões de pessoas possam recuperar a visão, graças a uma cirurgia simples e relativamente barata.

No entanto, o conceito de “barato” não é universal. E não obstante custar cerca de 100 euros, trata-se de um valor inacessível à população pobre.

O momento em que as duas irmãs deixam de ser cegas e observam o mundo pela primeira vez foi registado pela National Geographic, num vídeo comovente.

Assim que são retiradas as vendas dos olhos, no pós-operatório, percebe-se que Sonia e Anita estão a ver. Percebe-se porque sorriem. Veja as imagens.

https://www.youtube.com/watch?v=0y-CeVersKc

Em destaque

Subir