Nas Notícias

Vídeo: Monopólio com regras injustas para mostrar as desigualdades nas sociedades contemporâneas

O ‘Observatoire des Inégalités’ criou uma campanha em França, onde colocou algumas crianças a jogar o icónico Monopólio. No entanto, as regras estavam diferentes, sendo um reflexo da sociedade contemporânea. Veja o vídeo.

Desde o início do jogo que as diferenças se evidenciaram: uns entravam no jogo já com casas e ruas, outros não tinham a mesma sorte e começavam sem nada. Há idas para a prisão injustificadas e as meninas ganhavam muito menos que os meninos.

“Mas isso não se faz!”, “Porquê?!”, “Não é nada justo!”, foram alguns dos comentários feitos pelas crianças durante o jogo, quando confrontados com as regras “sociais” que favoreciam uns e deixavam outros “de boca aberta”.

O objetivo da associação francesa é recriar o que acontece na sociedade atual, relembrando que nem as sociedades de países desenvolvidos escapam a estes problemas contemporâneos.

A organização faz questão em relembrar os dados disponíveis sobre esta questão no final do vídeo: 66 por cento dos mais ricos são proprietários, contra 16 por cento dos mais pobres. As mulheres ganham menos 23 por cento que os homens.

Jovens desfavorecidos têm uma escolaridade irregular e lenta. As minorias recebem apenas 14 por cento de respostas positivas quando procuram casa.E em França, apenas 30 por cento das estações estão equipadas para deficientes motores.

Uma realidade assustadora? É apenas o mundo onde vive, mas como reforça a organização, é altura de mudar as regras do jogo.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir