Mundo

Vídeo: Ministro recebe boneca insuflável de presente e vê-se envolvido em polémica

O ministro da Economia, Luis Céspedes, recebeu um presente polémico, da Associação de Exportadores Asexma: uma boneca insuflável com a nota “para estimular a economia”. O caso deu origem a uma polémica que obrigou o governante a pedir desculpa. Veja o vídeo.

Esta não é a primeira vez que a Associação de Exportadores Asexma recorre ao humor, quase sarcasmo, quando escolhe os presentes para os seus jantares anuais.

Desta vez, decidiu oferecer ao ministro Luis Céspedes uma boneca insuflável, com um bilhete verdadeiramente sarcástico: “para estimular a economia”.

O cão deu origem a uma polémica, com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, a falar em “sexismo e machismo”.

“A luta pelo respeito das mulheres é um dos princípios essenciais nos meus dois governos. O que ocorreu no jantar de Asexma é intolerável”, escreveu Michelle Bachelet, no Twitter.

As palavras da primeira chilena a ocupar o cargo de chefe de Estado levaram o ministro a pedir desculpa.

“Peço desculpa, peço perdão. A situação apanhou-me de surpresa e a minha reação não foi a mais correta”, assumiu, aludindo ao facto de surgir sorridente, naquele jantar, quando recebeu a boneca – em tamanho real.

Também a ministra da Igualdade do Género, Claudia Pascual, comentou o incidente: “Condenamos e rejeitamos todas as situações que utilizem as mulheres como objetos sexuais”, afirmou.

P presidente da Asexma, Roberto Fantuzzi, afinou pelo mesmo diapasão e pediu “desculpa por este “erro”.

Veja a reportagem:

Em destaque

Subir