Nas Redes

Vídeo: Militar da GNR deixa homem inconsciente nas Finanças do Montijo

Um homem publicou um vídeo em que exibe uma detenção violenta, alegadamente feita por um agente da Guarda Nacional Republicana (GNR). As imagens, feitas em direto para o Facebook, podem perturbar pessoas mais sensíveis.

No vídeo, o cidadão conta a sua versão da história. Revela que se deslocou às Finanças do Montijo para tratar do IRS e que um militar da GNR lhe deu instruções para abandonar o local, por suposto desrespeito de um órgão público.

Na origem deste episódio, que termina em detenção e com o utente em perda de sentidos, o homem terá estado uma abordagem violenta por parte do utente, no contacto com as funcionárias das Finanças (terá obrigado uma delas a preencher-lhe a declaração de rendimentos).

A funcionária terá pedido ajuda ao militar da GNR, que dá voz de detenção ao suspeito, numa ação violenta e perturbadora.

A GNR confirma a detenção e alega que este utente teve uma atitude imprópria. Aquela autoridade também abriu um inquérito à detenção, que provocou uma perda de sentidos do cidadão. Quando recupera os sentidos, ouve o agente dar-lhe voz de prisão.

“Acorda… Acorda. Pronto. Lindo menino. Neste momento, estás detido”, ouve-se o militar, depois de reanimar o homem, de 26 anos.

Segundo conta a TVI24, o militar estava de folga, mas decidiu intervir. A SIC Notícias revela que o homem terá de responder nesta quarta-feira, estando indiciado de crimes de desobediência e coação ao funcionário das Finanças.

O vídeo gerou grande revolta nas redes sociais.

O incidente foi filmado e transmitido em direto no Facebook. As imagens são violentas e não devem ser vistas por pessoas sensíveis.

[Atualização] A agência Lusa adianta, entretanto, que a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, “determinou na terça-feira à IGAI a realização de um inquérito para o apuramento de eventuais responsabilidades”.

Em destaque

Subir