Nas Notícias

Vídeo: Miguel, um menino cego, filmado ao ir a casa da avó

menino cego O vídeo já tem dois meses, mas nas redes sociais brasileiras continua a polémica. Uma mulher filmou o filho a caminhar, indo a casa da avó. O que está a alimentar o caso é que Miguel, um menino de 3 anos, é cego. O vídeo é um exemplo de determinação ou um caso de oportunismo?

Há cerca de dois meses, Josiane Almeida Santos Dias, de 31 anos, filmou o filho a caminhar e a subir escadas, enquanto conversavam. Na semana passada, esta mãe brasileira publicou o mesmo vídeo no Facebook, reacendendo a polémica.

Miguel, de 3 anos, é cego. Embora responda que está “indo para casa da vovó”, não consegue ver por onde vai.

A divulgação do vídeo deu origem ao debate: é um caso de oportunismo da mãe, que procura ganhar fama através da condição do filho? Ou uma história de redenção e a prova de que uma deficiência não tem de ser um entrave para uma vida ‘normal’?

“Publiquei o vídeo para encontrar uma mãe com história parecida e achei várias outras pessoas. Algumas disseram-me que viram o vídeo e não conseguem tirar o Miguel da cabeça”, justificou Josiane Dias.

Mas nem todos os comentários, sobretudo no Facebook, foram assim tão positivos. Muitos criticaram a mãe por estar, alegadamente, a aproveitar-se da condição do filho.

Josiane deixa um exemplo positivo desta partilha de experiências: “a mãe de um menino de 1 ano que também não vê e começou a andar contou-me que está com medo de que ele caia. Eu disse-lhe que uma criança que vê também cai. O Miguel tomba, levanta-se e nem chora, para ele é normal”.

Em destaque

Subir