Nas Notícias

Vídeo: Miguel Cadilhe fala do “puro sacana” que a democracia não distingue

miguel cadilhe 400 Convidado para o nono aniversário do Clube dos Pensadores, o antigo ministro Miguel Cadilhe dissertou sobre a democracia e lançou uma questão: “Como é que a democracia nem sempre distingue, a tempo, e não segrega os políticos de pouca diligência, débil caráter, o puro sacana, velhaco?”. Veja o vídeo.

“A democracia não está bem”, afirmou Miguel Cadilhe, durante uma dissertação realizada em Vila Nova de Gaia, onde participou como convidado no nono aniversário do Clube dos Pensadores.

“Por vezes a democracia escolhe pessoas que não prestam. Como é que a democracia não distingue, a tempo, não segrega os políticos de pouca diligência, débil caráter, o puro sacana, velhaco? Como é que a democracia não distingue isso?”, pergunta.

O antigo ministro traçou um cenário negro, num olhar pelo passado e também pelo futuro próximo.

A solução, para Cadilhe, passa por sermos capazes de “subir a montanha” e “tentar ver lá de cima o que se passa”.

“Já não é o político ‘a’ ou ‘b’ que avistamos. Já não é um Passos ou um Costa – pessoas de bem. Não são esses quem importa. Já estou muito acima disso e cheguei a uma fase da vida em que concluí que é preciso estar bastante acima disso, porque a democracia não está bem”.

O antigo ministro olhou para os últimos quatro anos de governação e lamentou o “quase zero” de “autêntico reformismo de Estado” e teme que as eleições legislativas de 2015 nada resolvam. Algo “grave e muito delicado”, segundo Miguel Cadilhe.

A reforma do Estado está por fazer e deve basear-se na subsidiariedade e na vigilância, com bons controlos centralizados e descentralizados de qualidade. Portugal precisa da reforma estrutural do Estado macrocéfalo e voraz que temos.

Miguel Cadilhe disse que a qualidade da democracia é diretamente proporcional à qualidade das pessoas, coisa que se pode facilmente constatar que Portugal não tem, pois a cada governo que passa, mais incapazes são os seus integrantes.

Veja a intervenção de Miguel Cadilhe no Clube dos Pensadores.

O Clube dos Pensadores completou nove anos de atividade, realizando o 89.º debate. Para esta efeméride, Joaquim Jorge convidou Miguel Cadilhe, um senador da República que foi ministro das Finanças por cinco anos no Governo de Cavaco Silva.

Cadilhe licenciou-se com média de 20 valores na Faculdade de Economia do Porto e estudou na London School of Economics, uma das escolas mais prestigiadas do mundo.

Não seguiu a carreira académica, mas a aplicação prática ao serviço das empresas e da nação.

Em destaque

Subir