Nas Notícias

Vídeo: Mensagem ‘Sou uma ucraniana’ multiplica-se nas redes sociais

ucraniana 400 Um vídeo chamado ‘I am an Ukranian’ [Eu sou uma ucraniana] difundido no YouTube tornou-se viral nas redes sociais. É um pedido de ajuda desesperado de uma jovem que explica a luta dos ucranianos, que invadiram Kiev para se libertarem da tirania.

‘I am an Ukranian’ tem mais de três milhões de visualizações. É um vídeo publicado no YouTube que foi ganhando notoriedade, porque a mensagem da jovem tornou-se viral nas redes sociais.

Esta ucraniana faz um pedido à comunidade internacional, para que se junte ao povo ucraniano e trave a tirania e implemente uma verdadeira democracia na Ucrânia.

A partir do centro de Kiev, onde decorre um autêntico massacre, com mais de 60 mortos nos confrontos com a polícia, a jovem mostra o seu povo e num relato na primeira pessoa demonstra o sentimento dos ucranianos, porque “o mundo precisa de saber o que se passa na Ucrânia”.

O vídeo salpica o relato com as imagens de extrema violência, sobretudo protagonizadas pela polícia, nas cargas policiais que as principais ruas de Kiev testemunham.

“Queremos ver-nos de uma ditadura, de políticos que trabalham apenas defender os seus interesses, para defender as suas fortunas”, afiança a jovem, num apelo para que o mundo partilhe aquelas imagens e aquela mensagem.

“Não somos a União Soviética, não queremos tribunais corruptos, queremos liberdade”, diz a jovem, referindo-se ao apoio russo que o Presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovitch, está a receber.

Este vídeo tornou-se forte porque representa o sentimento de uma jovem, de Kiev, que por sua vez representa o sentimento de um povo. Um relato na primeira pessoa, gravado em vídeo, é mais forte do que qualquer apelo de grandes representantes políticos de todo o mundo.

“Ajudem-nos a conseguir a nossa liberdade. Contem a nossa história aos vossos amigos, aos vossos pais, mostrem-lhes este vídeo”, pede a jovem, que lembra que “talvez fiquem sem telefone, sem ligação à Internet, isolados, sozinhos”.

Veja a mensagem de alguém que se apresenta apenas como “uma ucraniana”.

Em destaque

Subir