Nas Notícias

Vídeo: Menino do Estado Islâmico pede ajuda para tirar colete suicida

colete suicida Um menino de 14 anos foi persuadido a juntar-se ao Estado Islâmico, que lhe deu duas opções: ou se tornava soldado ou se fazia explodir. Usaid Barho optou pela segunda, mas ao entrar na mesquita onde devia cometer o atentado pediu ajuda para que lhe fossem retirados os explosivos.

O vídeo com o salvamento de Usaid Barho tornou-se viral no fim de semana em que foi dado a conhecer um número assustador: o Estado Islâmico (ISIS, na sigla internacional), o movimento jihadista que conquistou partes da Síria e do Iraque, já matou mais de 2000 pessoas.

Nesse número assustador não está incluído Usaid Barho, o adolescente de 14 anos que foi persuadido a juntar-se ao ISIS e que acabou por arrepender-se da decisão quando percebeu que teria de combater.

Os chefes jihadistas deram duas opções ao pequeno recruta: ou ia para a frente de batalha, juntando-se às forças que combatem no terreno, ou vestia um colete suicido para cometer um atentado num local estratégico.

“Escolhi ser bombista suicida”, explicou Usaid Barho, ao contar a história de vida ao The New York Times: “Se tivesse escolhido lutar e render-me às forças de segurança eles podiam matar-me”.

Perante a resposta, os chefes vestiram o adolescente com um colete armadilhado com explosivos. A missão do recruta era fazer-se explodir numa mesquita xiita na zona de Bayaa, em Bagdade, a capital do Iraque.

O que os líderes do ISIS não contavam era com o arrependimento do adolescente. Usaid Barho entrou na mesquita designada, mas para pedir ajuda.

Segundo algumas testemunhas, o rapaz terá pedido aos fiéis que oravam nessa mesquita para chamarem as autoridades, revelando que precisava de ser desarmadilhado.

“Tenho um colete suicida, mas não me quero fazer explodir”, afirmou Usaid Barho, segundo as testemunhas citadas pelo jornal norte-americano.

O vídeo que está a tornar-se viral mostra o momento em que os especialistas retiram o colete suicida, evitando o atentado e garantindo a vida do antigo recruta do ISIS.

Ainda ao The New York Times, Usaid Barho revelou ter sido persuadido por extremistas sunitas (uma das principais correntes do Islão, a par dos xiitas) a juntar-se ao movimento jihadista: “Eles convenceram-me de que os xiitas eram infiéis e que os tínhamos de matar”.

https://www.youtube.com/watch?v=aYVpf02suwA

Em destaque

Subir