Mundo

Vídeo: Menina autista expulsa do avião porque o piloto teve medo da criança

Um piloto de um avião da United Airlines decidiu expulsar uma menina autista, de 15 anos. Após uma aterragem de emergência, Juliette e os pais tiveram de abandonar o aparelho. O incidente foi gravado por outro passageiro. Veja o vídeo.

O incidente protagonizado por um piloto de uma reputada companhia aérea, a United Airlines, está a ser amplamente divulgado nos Estados Unidos.

E a indignação é o sentimento que prevalece, depois de uma menina autista ter sido obrigada a sair do avião (que aterrou de emergência, durante um voo entre Houston e Portland).

O caso ocorreu a 5 de maio, mas só agora foi conhecido. A família da menina regressava a casa após uma visita à Disney, segundo conta a KOIN 6 News, um canal norte-americano.

Porém, o piloto da United Airlines alegou “desconforto”, pela presença da jovem autista e aterrou em Salt Lake City, para que “um passageiro com problemas de comportamento” fosse retirado do aparelho.

“Isto é ridículo”, diz Chris Hall, o passageiro que filmou a cena de expulsão, que regista também um sentimento de revolta por parte de quem testemunhou o caso.

A mãe de Juliette, Donna Beegle,  já garantiu que irá apresentar uma queixa contra a companhia aérea, alegando que houve “discriminação” e sustentando também que não havia qualquer motivo para que a menor fosse retirada do voo.

Donna Beegle disse que foi informada pela polícia de que haveria “medo do autismo”, por parte do comandante, que estava “desconfortável a voar com Juliette a bordo”.

A United Airlines já reagiu, garantindo, em comunicado, que “a tripulação tomou a melhor decisão, tendo em vista a segurança e comodidade dos restantes passageiros”

Entretanto, a companhia garantiu que a família foi transportada para o seu destino.

Veja as imagens recolhidas por um passageiro, onde é possível ver a ordem de expulsão e a saída do avião por parte de Juliette, da sua mãe e do seu pai.

Em destaque

Subir