Mundo

Vídeo: A melhor forma de combater a vaga de frio através da alimentação

Durante os próximos dias iremos assistir uma descida acentuada das temperaturas, pelo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) fez algumas recomendações. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão descer entre quatro a nove graus Celsius, a partir desta quarta-feira em Portugal Continental, devido a uma massa de ar continental mais fria e seca, de acordo com as declarações à agência Lusa da meteorologista Maria João Frada.

Todos os cuidados com as temperaturas baixas são poucos e esta vaga de frio já matou dezenas de pessoas por toda a Europa. O frio intenso pode reduzir a sensação de sede, provocar subidas na glicemia e aumentar o risco para as pessoas com doença cardiovascular.

Neste sentido, A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado com algumas recomendações alimentares que pode adotar nestes dias de intenso frio, de maneira a se manter quentinho:

– Fazer refeições mais frequentemente encurtando as horas entre elas.

– Hidratação. O tempo frio e seco que se vai fazer sentir aumenta o risco de doença e mau funcionamento renal. Hidrate-se de forma adequada ao longo do dia, tornando o consumo de água regular.

– Escolha as bebidas sem adição de açúcar como infusões ou tisanas. Para além de terem um gosto agradável, são ótimas escolhas para aquecer o corpo e a alma. São também uma opção hidratante enriquecida com nutrientes.

– Os alimentos da época como as romãs, as abóboras, as tangerinas, as beldroegas e os dióspiros são alimentos fornecedores de água e têm capacidades antioxidantes, que poderão ajudar na prevenção de doença crónica.

– Diversifique os frutos e hortícolas no seu dia alimentar. São alimentos ricos em nutrientes que ajudam o sistema imunitário no combate a infeções e doenças que são características desta época. Uma boa opção é o consumo de sopas, que ajudam a manter quente e possuem os nutrientes necessários para enfrentar esta vaga de frio.

– Evite ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas. A sua ingestão provoca vasodilatação, o que leva à perda de calor e arrefecimento do corpo.

– Durante o inverno a exposição solar diminui drasticamente. Para repor as vitaminas que o sol nos proporciona, consuma alimentos com teores mais elevados em vitamina D, como por exemplo o consumo de peixes como a sardinha, o atum e a cavala. Também poderá optar por leite fortificado com vitamina D, particularmente importante para pessoas idosas.

Siga estes conselhos e conseguirá enfrentar esta frente de frio intenso e gelado que se aproxima.

Veja o vídeo para obter mais informações sobre os cuidados com o frio:

Em destaque

Subir