Tecnologia

Vídeo: Megabox apresentado por Kim Schmitz para fazer frente às editoras musicais

megabox 1Programador alemão lança serviço que vai encurtar a distância entre os artistas e os fãs. Lançamento ocorre numa altura em que o novo Megaupload também está a caminho.

Kim Schmitz prometeu e cumpriu. Algumas semanas depois de ter sido detido pelo FBI, em janeiro passado, o criador do Megaupload prometeu voltar em grande, algo que sucede agora. Esta semana, o programador alemão apresenta o Megabox, uma plataforma online que promete fazer frente às editoras musicais.

O novo serviço promete fazer chegar o trabalho dos artistas aos fãs, diretamente, sem intermediários, que são neste caso as editoras. Dotcom, como é conhecido na rede, afirma que 90 por cento dos lucros conseguidos com a música vai ter aos bolsos de quem a faz, ou seja, caso o serviço tenha impacto nesta indústria, avizinham-se maus tempos para as editoras.

Num vídeo disponibilizado esta semana no Youtube, Schmitz levanta a ponta do véu sobre o Megabox, mostrando algumas imagens do funcionamento da plataforma, assim como os escritórios onde a mesma está a ser programada.

Veja aqui o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Kw04ckfO-yA

Megaupload vai voltar
Entretanto, além deste novo projeto, Kim Schmitz confirmou também esta semana que o novo Megaupload está praticamente concluído. O alemão afirmou, através do Twitter, que tem já o código praticamente pronto: “Os servidores já estão a caminho, esperem um pouco, está quase”, escreveu na rede social (saiba mais aqui).

Isto acontece numa altura em que o programador aguarda a decisão dos tribunais neozelandeses que decidirão, em março de 2013, se o extraditam, ou não, para os Estados Unidos, onde é acusado de diversos crimes de violação de direitos de autor.

Recentemente, o caso sofreu um revés para as autoridades do país onde Dotcom reside. Segundo um juiz, a polícia da Nova Zelândia terá espiado ilegalmente Schmitz. Na verdade, as autoridades só têm autorização para o fazer a cidadãos estrangeiros. Contudo, o criador do Megaupload tem dupla nacionalidade.

Recorde-se que Kim Schimtz foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito pelas autoridades norte-americanas. Só em 2010, estima-se que Dotcom tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

Em destaque

Subir