Economia

Vídeo: “Medidas fiscais vão deixar nos bolsos das famílias mais 550 milhões de euros”

O primeiro-ministro apresentou, em vídeo, a proposta de Orçamento de Estado para 2021, confiante de que o documento está “à altura do desafio que enfrentamos”.

Garantindo que “nada daquilo que é essencial ficou para trás”, António Costa salientou que o orçamento recusa a “resposta austeritária a esta crise”.

“É um orçamento que tem prioridades muito claras: combater a pandemia, proteger as pessoas e apoiar a economia e o emprego”, resumiu.

O governante elencou depois algumas das medidas previstas, como a contratação de “mais 4200 profissionais” para o Serviço Nacional de Saúde e a criação de “um subsídio de risco para quem está na linha da frente no combate à pandemia”.

Na economia, António Costa prometeu “majorar o valor mínimo” do subsídio de desemprego e aumentar “as pensões mais baixas”.

“No total, as medidas fiscais previstas para este Orçamento de Estado vão deixar nos bolsos das famílias portuguesas mais 550 milhões de euros”, assegurou.

António Costa falou ainda na “atenção muito particular” dedicada à Cultura, que vai receber “mais 49 milhões de euros”.

“Estou certo que este é um orçamento à altura do desafio que enfrentamos porque só assim seremos capazes de juntos controlar a pandemia, proteger as pessoas e recuperar Portugal. Este é um bom orçamento para Portugal 2021”, concluiu o primeiro-ministro.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir