Nas Notícias

Video: ‘Mayor’ destituído por consumir droga e álcool recandidata-se a Toronto

mayor toronto Rob Ford apresentou a candidatura à autarquia de Toronto: a mesma de onde foi destituído devido aos escândalos de droga e álcool. “Fiz mais coisas do que qualquer outro ‘mayor’ poderia ter feito”, justifica-se. As eleições autárquicas estão previstas para outubro.

Rob Ford, destituído em novembro do ano passado da presidência da autarquia de Toronto, no Canadá, é candidato a ‘mayor’. Foi o próprio político quem confirmou a intenção de regressar ao cargo que desempenhou até ser destituído na sequência dos escândalos relacionados com o consumo de droga e de álcool.

“Acabei de oficializar a minha candidatura para as eleições de 2014, cuja votação será no dia 27 de outubro”, anunciou Rob Ford, através da conta na rede Twiter, numa mensagem em que aparece numa fotografia ao lado do irmão Doug Ford, que fará parte da lista.

“O balanço do meu mandato fala por si próprio”, justifica-se: “temos os impostos mais baixos das principais cidades da América do Norte e criámos empregos. Esta cidade está em plena ebulição. Estamos a construir um metro. Fiz mais coisas do que qualquer outro ‘mayor’ poderia ter feito”.

O ex-autarca foi eleito, em 2010, com 47 por cento dos votos. Em outubro, vai avançar sob o lema “Ford, mais anos”, tanto mais que as sondagens têm sido favoráveis: a mais recente, segundo a Euronews, avança que 42 por cento dos eleitores de Toronto dizem-se satisfeitos com a ação do edil e 33 por cento prometeram votar nele em outubro.

Para estes indicadores positivos contribuíram as presenças de Rob Ford junto da população durante o mês de dezembro, altura em que o Canadá registou várias tempestades de chuva e gelo. Mais de 300 mil casas ficaram vários dias sem eletricidade, antes do Natal, e o ex-autarca marcou sempre presença nas zonas mais afetadas.

Vários apoiantes e sobretudo os críticos têm apelado a Rob Ford para se submeter a uma desintoxicação, mas o político tem negado por, argumenta, não ser toxicodependente. Na base desta polémica está em confissão, feita em outubro, de que consumira ‘crack’ e abusara do álcool.

Em outubro, quando a assembleia de Toronto votou a destituição, Rob Ford somou mais um escândalo: ao reagir em fúria, começando a correr em direção a um grupo de deputados, fez uma placagem à vereadora Pam McConnel. O autarca conseguiu segurá-la e evitar que a senhora caísse, como ficou registado em vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=NOCKrXNzEJ0

Em destaque

Subir