Nas Notícias

Vídeo: Marcelo homenageia Judite de Sousa e André Bessa na TVI

andre bessa sousa 400 No seu comentário semanal na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa André Bessa, filho de Judite de Sousa que foi seu aluno sem que o professor o soubesse. Marcelo inspirou-se em de José Luís Peixoto para homenagear Judite e André. “Filho, cada palavra que te ensinei repete mil vezes o teu nome’. Isto é, é uma ligação inevitável entre mãe e filho”, referiu Marcelo.

Marcelo Rebelo de Sousa prestou uma homenagem ao filho de Judite de Sousa, André Bessa. No comentário semanal na TVI, espaço que Judite de Sousa que ontem foi apresentado por José Alberto Carvalho, o professor lembrou o jovem que foi seu aluno e associou-se à dor de Judite de Sousa, que perdeu o seu único filho.

“Estamos a acompanhar a dor da Judite”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que abordou a temática da vida e da morte, da dor da perda, do facto de se ter tratado da morte de um jovem.

“O André hoje iniciou a sua passagem a caminho da eternidade”, salientou o professor, que se inspirou num texto de José Luís Peixoto.

“Uma frase de José Luís Peixoto faz todo o sentido lida ao contrário. ‘Mãe, cada palavra que me ensinaste repete mil vezes o teu nome’, diz a frase. Eu diria que neste caso, Judite estará a pensar ‘filho, cada palavra que te ensinei repete mil vezes o teu nome’. Isto é, é uma ligação inevitável entre mãe e filho. E cada um desses momentos partilhados é multiplicado por mil, na presença e na ausência”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

O professor apresentou, como habitualmente, alguns livros, sendo que adaptou a sua escolha a esta fatalidade que Judite de Sousa está a viver – tal como o pai de André, Pedro Bessa.

Veja o vídeo da TVI, transmitido no espaço que Judite de Sousa apresenta semanalmente no canal de Queluz.

https://www.youtube.com/watch?v=-E_4YjFZu2A

Recorde-se que André Sousa Bessa morreu ontem, vítima de um acidente numa piscina, ocorrido no sábado. Esteve internado em estado crítico, mas não resistiu aos ferimentos provocados por uma queda.

Em destaque

Subir