Mundo

Vídeo: Nem o Maracanã escapa à morte rápida das infraestruturas olímpicas

Passaram apenas seis meses desde o fim dos Jogos Olímpicos, mas as infraestruturas desportivas que implicaram um forte investimento estão abandonadas. Não há verbas para a manutenção dos espaços, nem sequer para pagar aos credores, sendo que a dívida atinge 40 milhões de dólares. Nem o mítico Maracanã escapa a este desoladora morte lenta. Veja a reportagem da Euronews.

Já se sabia que a rentabilização dos espaços desportivos criados para eventos efémeros é sempre um desafio. Mas nunca se pensou que o Rio de Janeiro assistisse a uma tão rápida degradação de alguns recintos, desde o mítico Maracanã ao parque onde foram criadas as piscinas olímpicas.

As autoridades locais enfrentam grandes dificuldades económicas para garantir a manutenção e para controlar atos de vandalismo. Acresce que há dificuldade em pagar a dívida criada para construir algumas infraestruturas.

A questão da corrupção também se levanta. A responsável pela pasta do Desporto, no Rio de Janeiro, aponta os culpados.

“O que aconteceu foi a mudança de governo, parcerias público-privadas que não saíram e promessas que não foram cumpridas”, diz, à Eurosport.

As imagens da degradação de alguns espaços têm sido amplamente divulgadas.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir