TV

Vídeo: Mão robótica 3D ajuda menino com malformação na mão direita

Tomás, um menino de nove anos que nasceu com uma malformação na mão direita, vai receber uma mão robótica 3D, produzida por uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Veja o vídeo.

Produzida através da tecnologia de impressoras 3D, esta mão robótica tem um custo reduzido (menos de 70 euros) e sucede a uma primeira versão desenvolvida pelos investigadores em 2014.

Amanhã, dia 12 de setembro, às 16h00, o pequeno Tomás e a sua família deslocam-se ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), no Polo II da UC, para receber o dispositivo protésico.

Mahmoud Tavakoli, investigador do ISR, explica que a nova versão “tem um desempenho muito superior” e vai ser disponibilizada para a comunidade E-nable, uma organização sem fins lucrativos, com 3000 voluntários a nível mundial.

Assim, realça o investigador, “os voluntários de todo mundo vão aproveitar este progresso para imprimir mãos robóticas que funcionam muito melhor”.

Veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=1GwQ9-r7Z2A&feature=youtu.be

Em destaque

Subir