Mundo

Vídeo: Lontra com asma aprende a usar inalador

Uma lontra com asma está a ser treinada para usar o inalador, capaz de aliviar as dificuldades de respiração. A pequena Mishka, que tem 1 ano de idade e vive no Seattle Aquarium, mostra que aprende depressa. Veja o vídeo.

Mishka é o primeiro caso de asma detetado numa lontra e, além das dificuldades da doença, enfrenta o pouco conhecimento humano no que diz respeito a asma em animais não domesticados.

Uma pequena lontra tornou-se célebre por bons motivos. Não, não é um bom motivo ter asma, mas o mesmo não se pode dizer à forma empenhada e rápida como aprendeu a usar o inalador.

Não existe muito conhecimento sobre a doença em animais não-domesticados, pelo que os veterinários do Seattle Aquarium, nos EUA, tiveram de enfrentar um grande desafio.

Depois de detetadas as dificuldades respiratórias em Mishka, em agosto passado, os clínicos realizaram exames. Diagnosticada a doença, os tratadores avançaram para este processo de aprendizagem.

Assim, sempre que a lontra ia à bomba de auxílio, recebia uma recompensa (um pequeno alimento) e muitos elogios. Com o tempo, Mishka aprendeu a recorrer ao inalador de forma autónoma.

Este processo vai melhorar a sua qualidade de vida e evitar que tenha crises respiratórias. Por outro lado, veio mostrar que não há impossíveis quando existem laços de afetividade entre humanos e animais.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir