Nas Redes

Vídeo: Londres terá em breve um autocarro inteligente

Chama-se minibus Harry e trata-se de um veículo sem condutor que foi desenvolvido pela ‘Oxbotica’, integrado num projeto conhecido como ‘GATEway’. Durante as próximas três semanas, vai circular no complexo de entretenimento e comercial O2, na zona de Greenwich, em Londres, numa fase inicial de testes com passageiros. Veja o vídeo.

O minibus Harry tem apenas quatro lugares para ir sentado e para as suas viagens é feito um percurso predefinido, podendo atingir uma velocidade de até 16 quilómetros por hora.

Como o veículo não tem pedais nem volante, foram instaladas cinco câmaras e três radares laser LIDAR para que o veículo inteligente tenha uma noção do que o rodeia.

É controlado à distância por um computador, mas no Harry estará sempre um técnico a analisar o procedimento e a intervir se for necessário.

Durante as próximas três semanas irá realizar-se os testes ao minibus, estando previsto transportar cerca de 100 pessoas.

Os criadores do veículo dizem que será possível que o serviço esteja operacional em 2019, podendo já estar disponível noutras cidades britânicas.

Em destaque

Subir