Mundo

Vídeo: Kiruna, a cidade que vai mudar-se

A cidade de Kiruna, na Suécia, está a ser transferida para outro local, a três quilómetros, em virtude de um afundamento do solo, resultante de um passado de exploração mineiro. Edifícios históricos, prédios, casas e populações estão a ser deslocados, numa intervenção sem igual. Veja os vídeos.

Os cerca de 18 mil habitantes de Kiruna, cidade do norte da Suécia, estão a enfrentar uma operação ciclópica, que consiste na deslocação de uma cidade inteira, a uma distância de três quilómetros.

Esta intervenção está relacionada com o passado de exploração mineira, que provocou danos irreversíveis na região.

Alguns túneis criados para aquela atividade abateram, assim como os solos. A cidade está a afundar-se e a segurança dos habitantes ficou em risco, pelo que a solução foi um verdadeiro desafio da engenharia.

Os edifícios corriam o risco de colapso, pelo que tiveram de ser transferidos para zonas com solo firme.

Esta ‘viagem’ de Kiruna para três quilómetros a leste já tinha sido decidida há mais de 10 anos. O processo de definição do novo local ficou terminado há 10.

No início do ano, os primeiros edifícios começaram a ser transportados, processo que deverá durar quase duas décadas.

Alguns edifícios mais antigos estão a ser transportados inteiros, outros tiveram de ser ‘desmontados’ e reconstruídos. Alguns terão de ser demolidos.

Veja os vídeos:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=BW2795W92R8G

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=KGWO646WUABU

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=8SXW7977YM27

Em destaque

Subir