Nas Notícias

Vídeo: Judite conta a história que originou homenagem ao filho

Judite de Sousa emocionou-se a falar do projeto que nasceu com a morte do filho. Em entrevista à RTP, a jornalista da TVI contou a história que esteve na origem de um projeto que desenvolveu, para homenagear o André. Veja o vídeo.

Judite de Sousa esteve na grande entrevista da RTP, a apresentar o seu novo livro – ‘Não Me Olhes com Esse Tom de Voz’, em coautoria com Maria do Céu Santo.

E foi confrontada com uma pergunta pessoal, feita por Vítor Gonçalves, relacionada com uma bolsa que Judite criou, para apoiar estudantes que não tenham capacidade financeira para concluir o MBA.

A jornalista abriu o coração e entrou numa área “mais sensível”, para contar uma história que “nunca tinha contado”, sobre a origem desta ideia.

Judite de Sousa revelou que a ideia resultou de uma missão: perpetuar a memória do filho.

Durante um almoço com Alexandre Soares dos Santos, ouviu uma sugestão que a conquistou – criar uma bolsa de estudo para estudantes licenciados que não tenham capacidade financeira para concluir um mestrado que custa 10 mil euros.

“A bolsa existe há quatro anos e é financiada por mim”, diz, explicando todos os detalhes.

A jornalista emocionou-se, neste relato. E foi com a voz trémula que prosseguiu o raciocínio, até que se revoltou, ao lembrar a realidade que enfrentou quando quis ser solidária.

“Infelizmente, em Portugal, há pessoas com muito dinheiro que não fazem rigorosamente nada com o seu dinheiro, em termos de apoio a causas sociais”.

Judite de Sousa conta que “há muitas pessoas que estão no ranking das mais ricas de Portugal e que não apoiaram o projeto, dando um cêntimo que fosse”.

Veja esse momento, neste vídeo, a partir do minuto 17 e 40 segundos.

Em destaque

Subir