Nas Notícias

Vídeo: Jovem responde ao ‘bullying’, remove um tumor e ganha um programa de tv

sarah atwell Uma vítima de ‘bullying’ fez um vídeo a explicar que não era feia: tinha apenas um tumor facial. A reação de Sarah Atwell tornou-a na protagonista de um ‘reality show’ que vai demonstrar a remoção cirúrgica do tumor e servirá de campanha contra o ‘bullying’.

“Eu serei forte”, garante Sarah Atwell, no vídeo que a tornou famosa. A jovem canadiana de 17 anos tem uma neurofibromatose que, desde os oito meses de vida, lhe alterou por completo o lado direito do rosto. O tumor tornou esta adolescente numa vítima de ‘bullying’, mas Sarah resolveu enfrentar o problema de caras: gravou e partilhou um vídeo a explicar a situação.

“Pensei em fazer um vídeo e dizer o que me estava a acontecer”, explicou a jovem, numa entrevista à ABC News: “estava cansada de ser chamada de feia. Eles diziam que eu tinha uma doença e, na maior parte do tempo, eu apenas ia embora e não dizia nada”.  Nesse vídeo, partilhado no Facebook, Sarah utiliza cartazes com as frases “eu tenho um tumor, é só isso”, “eu queria que as pessoas entendessem que não há nada de errado comigo” e “talvez um dia o ‘bullying’ pare, mas até lá eu serei forte”.

Foi essa força que despertou a atenção de uma produtora, que resolveu tornar Sarah Atwell na protagonista de uma campanha contra o ‘bullying’. A partir de 18 de dezembro, a jovem canadiana vai ser a estrela de um programa de televisão, o Discovery Health and Fit, que vai acompanhar o combate à doença, nomeadamente através da remoção cirúrgica do tumor.

Sarah tem uma neurofibromatose tipo 1 (NF1), uma doença genética que herdou da mãe. O tumor é benigno, mas a localização provoca fortes dores de cabeça e visão turva, para além da deformação. A mais recente operação, acompanhada para o programa de televisão, terá sido um sucesso: “a maior parte do tumor foi retirada, exceto um pouquinho perto dos olhos”. Porém,”o médico não tem a certeza se [o tumor] voltará”, revelou a adolescente.

O vídeo que partilhou no Facebook não foi a única resposta de Sarah Atwell ao ‘bullying’: tornou-se voluntária numa escola primária e pretende acabar o ensino secundário para se dedicar a uma carreira que lhe permita ajudar outras vítimas deste fenómeno social.

https://www.youtube.com/watch?v=FpqdhZw9S2w

Em destaque

Subir