Nas Redes

Vídeo: Jovem agredida torna-se porta-voz da reação ao assédio

Marie Laguerre, uma estudante francesa de 22 anos, foi assediada sexualmente nas ruas de Paris. A jovem respondeu ao agressor, mas este acabou por agredi-la. As imagens foram divulgadas nas redes sociais e já se tornaram virais. Veja.

Marie realizava a sua rotina habitual de regresso a casa, na passada terça-feira, quando, mais uma vez, ouviu comentários obscenos por parte de um homem.

De acordo com a publicação da jovem, esta não foi, de resto, a primeira vez que o incidente aconteceu. Além das palavras, o agressor fez também “sons com conotações sexuais”.

Marie não suportou e respondeu ao homem, obrigando-o a calar-se.

Depois de alguns momentos de descanso, o homem voltou a perseguir a jovem, tendo-lhe atirado um cinzeiro e agredindo-a com uma bofetada após a troca de alguns insultos.

Em frente a uma esplanada de um café – que captou o incidente – algumas pessoas acercaram-se do homem, enquanto Marie desapareceu pouco tempo depois.

Momentos mais tarde, a jovem regressa o café, onde várias pessoas se disponibilizaram para testemunhar contra o homem.

O dono do estabelecimento ofereceu-lhe as imagens que, divulgadas nas redes sociais, originaram uma onda de solidariedade.

“Enquanto as mentalidades não mudarem, nunca falaremos o suficiente sobre este problema. A questão passa pela lei, pela cultura popular, pelas mensagens que circulam nos media, nos filmes, na música, por todo o lado, mesmo na escola. Não devemos tolerar os comentários”, afirmou a jovem ao jornal Le Parisien.

“Este fenómeno sistemático do assédio leva a que as mulheres não se sintam em segurança na rua. Enfrentei com orgulho a agressão, o mais direita e digna que consegui”, atirou.

Marie apresentou queixa na polícia, com recurso a testemunhas e a um relatório médico que confirma a agressão.

Agora, é a ‘voz’ da reação ao assédio sofrido por parte das mulheres, sublinhado pelas imagens do incidente, vistas mais de um milhão de vezes.

Veja.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=O9OB1392XOR3

Em destaque

Subir