TV

Vídeo: Jornalista da SIC irrita-se por não conseguir fazer pergunta

Augusto Madureira, jornalista da SIC Notícias, moderava um debate entre o socialista João Galamba e o centrista Nuno Magalhães. Colocou uma questão, mas foi ignorado, até que Galamba tenta mudar de assunto. “Zangado”, o jornalista põe ordem na mesa. Veja o vídeo, imperdível…

João Galamba e Nuno Magalhães envolveram-se numa discussão tremenda na SIC Notícias e ignoravam o jornalista Augusto Madureira, que tentava repor ordem no debate.

O assunto era a chegada da troika e a carta que Pedro Passos Coelho enviou a José Sócrates, manifestando abertura para o pedido de resgate à troika.

A troca de críticas torna-se agressiva e João Galamba lança uma dura acusação, falando em “sonsos”, dirigindo-se à direita, representada naquele debate por Nuno Magalhães.

“Não gosto de pessoas que fizeram tudo para que a troika viesse agora finjam que fizeram o contrário”, afirmou Galamba.

O deputado centrista responde, mas é interrompido pelo socialista (entretanto, o jornalista Augusto Madureira vai tentando colocar a pergunta, sem o conseguir).

João Galamba endurece o discurso, sem esconder irritação: “Nuno Magalhães, não gosto nem de sonsos, nem de hipócritas, portanto acho que podemos mudar de assunto”.

Ao fundo, ouve-se a voz de Augusto Madureira, a negar a pretensão do socialista. E Magalhães volta à carga…

“Quando eu puder colocar uma questão digam, se faz favor”, ironiza Augusto Madureira. E fez-se silêncio. “Posso?!”, pergunta o jornalista, no mesmo tom irónico.

E a pergunta merece ser citada: “O conhecimento desta carta fragiliza alguns dos argumentos que a coligação tem chamado a esta campanha?”.

O detalhe que se seguiu foi igualmente delicioso. Nuno Magalhães agradece a questando, cujo teor lhe agradava. “Ainda bem que me dá essa dica”, diz.

E Augusto Madureira dispara: “Não é dica nenhuma é uma pergunta. É que eu estou zangado”.

Veja o momento curioso, que mostra uma realidade na presente campanha: a dificuldade dos jornalistas em conduzir um debate, em sobrepor as perguntas ao discurso preparado dos representantes dos partidos.

https://www.youtube.com/watch?v=KX_bhQrO4p0

Em destaque

Subir