Nas Notícias

Vídeo: Jorge Jesus, Paula Rego e a Maria que estava a chorar

jorge jesus 400 Na análise ao Rio Ave-Benfica, o treinador Jorge Jesus recordou um episódio com a pintora Paula Rego. Na abstração da arte, Rego pintou Maria, que estava a chorar. Mas Jesus perguntou-se: “Está a chorar? Não vejo nada…”. E assim é no futebol: Vocês [jornalistas] não veem muita coisa porque isto, no futebol, é criativo”.

O treinador não tem de ser como um pintor, nem Jorge Jesus se compara a Paula Rego. Mas o técnico viu um ponto onde a ciência do treino se transforma em arte, oculta para o olho do jornalista, que não percebe que a tática tem muito de abstração.

“Estive numa exposição com a pintora Paula Rego e ela estava a dizer-me que havia uma figura, que se chamava Maria e que estava a chorar. Eu estava a olhar para o quadro e pensava: ‘Está a chorar? Não vejo nada…’. Mas ela sabia que a figura estava a chorar”, contou o treinador do Benfica.

No futebol, assegura Jorge Jesus, acontece o mesmo. “Vocês não veem muita coisa, porque isto é criativo. A gente passa, no treino, horas e horas a repetir as jogadas, vai para trás, vai para a frente, segura aqui, entra nas costas. Não é pôr o Cardozo ou o Rodrigo a jogar que vai definir se a opção foi boa ou não. É um trabalho muito complicado, de muita paixão e conhecimento”.

Veja o vídeo da metáfora de Jesus, feita após o encontro Rio Ave-Benfica, ontem, logo após a vitória no Jamor, que permitiu aos encarnados garantir a 10.ª dobradinha da sua história e o terceiro título da época.

Em destaque

Subir