Mundo

Vídeo: Javali atirado pelo penhasco por ‘matilha’ de montanhistas

Sete montanhistas, atuando com um infame comportamento de matilha, atiraram um javali pelo penhasco da montanha, nos Picos da Europa. O ato horrorizou a Espanha, mas não constitui qualquer crime.

O Código Penal do pais vizinho não prevê sanções para quem sujeitar um animal selvagem a maus tratos: só com animais de companhia.

Como as imagens demonstram, um montanhista filma sete parceiros a cercarem um javali na Rota de Cares, no Parque Nacional dos Picos da Europa.

Dois homens vão empurrando o animal, indefeso e assustado, com paus, até que o inevitável acontece: o javali cai pelo penhasco.

Pior ainda: o animal sobreviveu à queda para ficar a agonizar, restando-lhe esperar por uma morte lenta.

O ativista Marcos López Rúa não quis deixar passar este incidente em branco e partilhou o vídeo nas redes sociais. “Isto aconteceu na Rota de Cares, em pleno Parque Nacional. Uns mal-nascidos fazendo despenhar um javali vivo”, legendou.

A Espanha, genericamente, horrorizou-se. A Guarda Civil abriu um inquérito, para identificar quem são os sete montanhistas que cercaram o javali, assim como o oitavo que filmou tudo.

Quando tal acontecer, os oito suspeitos serão interrogados e depois… devolvidos à liberdade.

“Mesmo que quiséssemos apresentar queixa por maus-tratos a animais, o Código Penal não protege os animais selvagens”, lamentou o partido animalista Pacma.

Fica o aviso: as imagens podem impressionar.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=A844A9K88NG2

Em destaque

Subir