Mundo

Vídeo: Japoneses vão de metro colher as couves e as batatas

Na cidade de Tóquio, uma das mais urbanizadas do mundo, há cada vez mais espaços verdes. Os ‘telhados’ da rede do metro estão a ser convertidos em hortas urbanas. Os utentes do transporte podem passear pelas novas zonas verdes e, por uma renda mensal, trabalhar no campo.

Já imaginou apanhar o metropolitano para ir ao campo colher batatas? Isso agora é possível na cidade de Tóquio, onde a pressão urbanística é tão acentuada que a única hipótese de construção é na vertical.

Perante o agravamento de dois problemas (a poluição e a falta de espaços verdes), as autoridades da capital japonesa tomaram uma opção imaginativa: uma vez que não é possível trazer o campo para a cidade, resolveram criar hortas urbanas.

Só que em Tóquio não há espaço para nada, porque está tudo construído. Por esse motivo, aliás, é que o metro é subterrâneo.

Ora, se o transporte circula debaixo da terra, porque não usar a superfície como área de cultivo? Foi assim que pensaram os decisores de Tóquio, que resolveram usar a superfície das estações para criar as hortas urbanas.

Através do projeto Soradofarms, qualquer pessoa pode arrendar um terreno com três metros quadrados. Ao pagar a taxa anual beneficia, para além do uso do solo, de assistência técnica, e cedência de ferramentas.

Em prática desde 2013, o Soradofarms permite ainda que os milhões de utilizadores do metro podem subir e passear num dos ‘campos agrícolas’ que existem em 282 estações da rede, número que ainda continua a crescer.

Em destaque

Subir